Núcleo de Pesquisa – Dramaturgia e Cena Expandida
O núcleo articula a pesquisa de processos de criação em dramaturgia com formas de atuação, a partir de exercícios de refinamento da percepção, investigação de referências e proposições de ações, explorando contextos e situações diferenciadas de encontro com o público: palestras performances, instalações, intervenções, cenas etc.
No momento, o grupo dedica-se à pesquisa “autópsias”, palestra-performance que congrega diferentes estratégias de problematização do “indivíduo”, identidades e papéis, a partir de materiais auto-biográficos, históricos e antropológicos, traçando linhas que tecem trajetórias pessoais com a história coletiva do pais. Numa outra camada, investiga-se a não substancialidade das “imagens de eu” e a descoberta de estados de consciência ligados ao silêncio e a dimensões mais profundas da experiência de si e do outro.
CASSIANO SYDOW QUILICI
Professor livre-docente na área de Teatro e Performance no Instituto de Artes da UNICAMP. Atualmente leciona na graduação e pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas. Autor dos livros “Antonin Artaud : Teatro e Ritual” (ed. Annablume e Imprensa da Universidade de Coimbra) e “O ator-performer e as poéticas da transformação de si” (ed.Annablume), entre outros. Líder do grupo de pesquisa cadastrado no Cnpq “Cena expandida e diálogos transculturais” . Faz parte do conselho editorial da revista “Performance and Mindfulness Journal”, vinculada à Universidade de Huddersfield, UK. Dramaturgista e dramaturgo premiado pela peça “As Velhas Fiandeiras”. Pesquisa relações entre teatro e performance, cena expandida, processos de treinamento e criação do artista envolvendo práticas contemplativas e tradições orientais.
MÔNICA BERNARDES
Mônica Bernardes é artista da cena, produtora e iluminadora. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Gestão de Projetos Culturais e Eventos na Universidade de São Paulo (CELACC/USP), é curadora e produtora executiva do Cine Festival Internacional de Ecoperformance e integra a Taanteatro Companhia desde 2014. Atualmente está professora do curso de Produção e Gestão Cultural da São Paulo Escola de Dança (SPED) e conselheira do Conselho Público Participativo do CRD.
DIEGO MARQUES
Diego Marques é performador, professor e pesquisador. É integrante do Coletivo Parabelo, onde investiga práticas performativas públicas na chave da arte como educação desde 2005. Realiza o acompanhamento crítico dos processos de criação da artista da dança Vera Sala desde 2014. Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP (2014), Mestre em Artes pelo PPGA do IA-UNESP (2017) e Doutor em Artes pelo PPGAC da ECA/USP (2022).Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado pelo IA-UNICAMP (2023-2025).
GABRIEL GOÉS
Gabriel Góes é ator, arte-educador, escritor, compositor, cantor, videomaker, bacharel em artes cênicas pela UNICAMP. Como ator integrou o Coletivo Tresbeira onde pode realizar importantes projetos de incentivo a leitura, como “Meio a meio o rio ri” (VAI I/ PROAC – Incentivo a leitura) a partir de contos de Guimarães Rosa e Mia Couto, e “Inventário das coisas esquecidas” (14ª Edição do Prêmio Zé Renato) a partir da obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha. Teve seu livro de poesia “Sintaxes” publicado pela editora Patuá em 2022. Com Rafael Nascimento, integra o projeto musical intitulado “Aqueles Dois”, com um EP lançado em 2023 chamado “Coisa Primeira”. Atualmente cursa Licenciatura na USP e faz parte, como ator, da mostra de repertório da Cia. Artesãos do Corpo na remontagem da peça inaugural do grupo, intitulada “Espasmos Urbanos”.
JUNIOR ROMANINI
Ator, performer, professor e diretor em Artes da Cena. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre e Doutor em Artes da Cena pela Unicamp. Desde 2015, tem se dedicado aos estudos da performance, sobretudo em suas implicações espaciais e políticas no contexto latino-americano. Com sua produção em performance, participou nos últimos anos do Circuito Sesc Paraná de Artes Visuais, em 2022, do I Festival Internacional de Ecoperformance, em 2021, e do Festival Perfídia de Novas Mídias, em 2021. Fez parte do Grupo TOU em Londrina (PR), da Cia 6 + 1 de Dança (SP). Em 2017 foi Orientador Artístico de Teatro no Programa Vocacional (SP). De 2016 a 2018 orientou e dirigiu a Cia da Pedra, em Campinas. Atualmente dirige a Cia Para Planos (SP), em 2022 dirigiu o espetáculo Inventário das Coisas Esquecidas, do Coletivo Tresbeira (SP), e com a Cia Patuska (SP) realiza direção de elenco desde 2023.
Na rede pública de educação em Osasco, desenvolveu trabalho de formação de professores especialistas em Arte do Ensino Fundamental I.
Professor colaborador nas especializações em Corpo: Dança, Teatro e Performance, bem como na especialização em Atuação e Direção, na Escola Superior de Artes Célia Helena onde atualmente ministra a disciplina Performatividades na Cena Contemporânea e orienta pesquisas artístico-pedagógicas.
É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação – Mestrado profissional em artes da cena: Laboratório em Artes e Mediação Cultural, na Escola Superior de Artes Célia Helena e Itaú Cultural.