Formação Continuada em Artes da Cena
A área de “Formação Continuada em Artes da Cena” parte do princípio de que o cultivo das artes da presença (teatro, dança e performance) é um processo vivo, um caminho que o/a artista tem de aprofundar continuamente. Mais do que um suplemento para a formação técnica/universitária, a “formação continuada” pretende apoiar o desenvolvimento e amadurecimento de artistas e grupos em diferentes fases da carreira, propondo e acompanhando processos de criação e pesquisa, com profissionais, artistas, pesquisadores e colaboradores do Espaço Sergipe. Ao mesmo tempo, propõe-se uma reflexão sobre as estratégias de criação e o lugar das artes performativas no Brasil contemporâneo.
Sendo assim, o ES pode tanto apresentar projetos abertos a interessados, tendo como principal objetivo o aprofundamento da formação dos participantes e a pesquisa de linguagem, como também receber propostas de indivíduos ou grupos que precisam de apoio profissional e pedagógico para a realização desses trabalhos. A divulgação e a recepção de projetos e a seleção dos participantes será feita periodicamente por meio de chamadas divulgadas nas redes sociais.
2022
O conto “O Espelho”, de Machado de Assis, foi escolhido como material inicial para o projeto piloto de formação continuada. No ano de 2022, iniciamos o processo de adaptação dramatúrgica e montagem com a equipe de profissionais do ES e a participação de alunos recém-formados da Escola Superior Célia Helena. Foram realizadas apresentações no Espaço Sergipe e no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Santo Amaro seguido de “rodas de conversa” com o público.
Equipe de profissionais:
Dramaturgia e direção: Cassiano Sydow Quilici
Assistência de direção/ preparação corporal/vocal: Irani Cipicciani
Figurinos: Silvana Marcondes
Coordenação da Roda de Conversa no CAPS: Gabriel Navarro Quilici
Grupo de formação/ elenco
Francisco Navarro e Malu Duarte
Participação especial de Irani Cipicciani, na apresentação do CAPS.
Fotos: Renata Martins (RM Fotografia)
Projeto: “A Farda e o Manto”
2023
No ano de 2023, com a ampliação do grupo, a montagem está sendo recriada com a inserção de um trabalho musical e a participação de novos profissionais vinculados ao ES. Está sendo construída a segunda parte da dramaturgia com um grupo específico, inspirada em outros materiais de Machado de Assis e na história do artista sergipano, Arthur Bispo do Rosário.
Equipe de profissionais
Direção: Cassiano Sydow Quilici
Provocador cênico: Junior Romanini
Preparação vocal/musical: Rebeca Maluf
Figurinos: Silvana Marcondes
Grupo de formação/ elenco
Francisco Navarro, Letícia Weizmann, Malu Leonel, Marina Cardozo Recco, Manuela Rodrigues Rufino, Sofia Junqueira Almeida
Grupo de formação/ dramaturgia (coordenação: Cassiano Sydow Quilici)
Cynthia Lousada, Gabriel Navarro Quilici