Hasta – O Gesto Expressivo na Dança Indiana
2022
Conteúdo do curso: Estudo da gestualidade codificada presente em diversos estilos de dança indiana.
Público alvo: Praticantes e interessados nos estilos e técnicas da dança indiana.
Dia horário: Quinta-feira, das 17h00 às 18h30.
2021
Irani Cippiciani é atriz, dançarina, contadora de histórias e professora. Fundou o Núcleo Prema que se dedica a criar pontes de contato entre a cultura indiana e a cultura brasileira, por meio de espetáculos de dança, teatro, contações de histórias e oficinas. Mestra e doutora em Artes da Cena pela UNICAMP, seu assunto de pesquisa é a cultura teatral indiana clássica e folclórica. Realizou diversas viagens para a Índia, conheceu muitos artistas e pesquisadores, e aprendeu muito sobre cultura, pertencimento, tradição e o respeito que se deve a todas as matrizes culturais. Em seu trabalho, procura identificar pontos de encontro e diálogo entre o Brasil e a Índia, para que o brasileiro possa aprender mais sobre si, enquanto conhece mais sobre os outros.
Turma 1 – Mãos que contam histórias
Oficina para jovens com interesse em desenvolver a expressividade das mãos, tendo como base a gestualidade da dança indiana (Hasta), com o objetivo de construir narrativas gestuais a partir de poemas e canções brasileiras, escolhidas pelo grupo.
– Público alvo: jovens entre 14 e 18 anos, sem necessidade de experiência em dança, interessados em investigar a expressividade das mãos.
– Dia e horário: a combinar.
Turma 2 – Hasta, Haikai e Canção
A gestualidade das danças indianas aplicada à construção lúdica por meio de haikai, poemas e canções.
– Público alvo: jovens intérpretes, a partir de 19 anos, interessados em investigar o uso da técnica em produções contemporâneas.
– Dia e horário: Quarta-feira, das 18h00 às 19h30.
Turma 3 – Hasta: gesto expressivo na dança indiana
Estudo da gestualidade codificada presente em diversos estilos de dança indiana.
– Público alvo: Praticantes e interessados nos estilos e técnicas da dança indiana.
– Dia horário: Sexta-feira, das 10h30 às 12h00.
Imagem: momagraf/monicamartins