Ler e escrever com a poesia contemporânea

por | out 6, 2025 | Atividades e Eventos, CULTURA | 0 Comentários

Ler e escrever com a poesia contemporânea

Ler e escrever com a poesia contemporânea

Metamorfose, objetos, monstros e galinhas

Com Ana Cláudia Romano Ribeiro

Nesse ateliê, a musicalidade será o dispositivo de análise e criação. Por meio de seus recursos – como polifonia, texturas, repetição, dinâmica, entre outros – serão produzidas dramaturgias breves, para uma leitura aberta ao final.

Horário: sexta-feira, das 19:00 às 21:30

Datas: 24 e 31 de outubro e 7 e 14 de novembro

Nesta oficina, cada encontro será dedicado a um tema específico: metamorfoses de um poema, objetos, monstros e galinhas. Leremos em voz alta poemas variados, de diversas autorias, muito conhecidas e pouco conhecidas, conversaremos sobre o que o poema faz com as palavras e o que ele faz com a gente. Serão propostos exercícios de escrita a partir de procedimentos encontrados nos textos lidos, de forma a favorecer a criação de relações múltiplas com a leitura. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio.

Começaremos com a leitura da suposta transcrição de uma canção tupinambá que está num ensaio do Montaigne e em seguida leremos algumas de suas metamorfoses. Seguiremos com Carlos Drummond de Andrade, Waly Salomão, Adélia Prado, Claudia Rankine, Goethe, Aimé Césaire, Adília Lopes, Leonardo Fróes, Angélica Freitas, Lilian Sais, Ismar Tirelli Neto, Emily Dickinson, Maria do Carmo Ferreira, Maria Lúcia Alvim, Antonia Gomes Minchoni, Rosane Preciosa, Ana Martins Marques, Ferreira Gullar, Hilda Hilst, Edimilson de Almeida Pereira, Dirceu Villa, Heleine Fernandes, Bruna Mitrano, William Carlos Williams, Natalie Diaz, Uljana Wolf, Nivaldo Brito, Leonardo Gandolfi, Wislawa Szymborska, Cida Sepúlveda, Daniel Faria, Tamara Kamenszein, Ricardo Domeneck, entre outras autorias.

Alguns textos sobre poesia, escritos por pessoas que são poetas:
CARSON, Anne. “Ensaio sobre aquilo em que eu mais penso”. In: Sobre aquilo em que eu mais penso. Organização de Sofia Nestrovski e Danilo Hora. Tradução de Sofia Nestrovski. São Paulo: Editora 34, 2023.
FLORES, Guilherme Gontijo. Ranho e sanha. São Paulo: Círculo de Poemas, 2024.
GARCIA, Marília. Pensar com as mãos. São Paulo: Editor WMF Martins Fontes, 2025.
HILST, Hilda. “Foi atingido?”. In: Cascos e carícias. Crônicas reunidas (1992-1995). São Paulo: Nankin Editorial, 1998.
LEITE, Luiza. A superfície dos dias. O poema como modo de perceber. São Paulo: Círculo de Poemas, 2024.
LORDE, Audrey. “A poesia não é um luxo”. In: Irmã outsider. |Tradução de Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

Ana Cláudia Romano Ribeiro é poeta e professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo. Vive na chácara Hipácia, numa zona semi-rural de Barão Geraldo, onde se dedica à pesquisa e à criação transdisciplinar e tem sempre um galho pra serrar no quintal. Foi lá que nasceram seus livros: A canção do entupimento e outros poemas – de amor ciclope pessoas sonho galinha utopia casa etc (Ofícios Terrestres, 2025), O fragmento 31 de Safo e outros poemas (Urutau, 2023), A casa das pessoas (poemas, 7Letras, 2023) e Ave, semente (poemas e desenhos, Editacuja, 2021). Tem poemas no volume Sol talvez seja uma palavra, do coletivo Anáguas (7Letras, 2022) e em revistas online. Está no prelo sua edição e tradução da Utopia de Thomas More (editora da UFPR), resultado de um pós-doutorado realizado na Unicamp, na área de Estudos Clássicos. Formou-se em Letras (UFJF) e em Etnomusicologia (Paris X – Nanterre), com doutorado em Teoria e História Literária (Unicamp). É autora de A vida de Deise, com Deise Abreu Pacheco (tirinhas, Hucitec, 2022, 2024), de quem ela ilustrou A princesa que conseguiu virar moça comum (Editacuja, 2024), da plaquete Intervalos (Ficticia, 2024) e da resenha desenhada para o romance desenhado Autoportrait de Paris avec chat, de Dany Laferrière (Criação & Crítica, 32, 2022).

Investimento

R$300,00
Com 10% de desconto até o dia 17/10: R$270,00

Pagamento por Pix ou transferência bancária.

Para a efetivação da matrícula o comprovante de pagamento deve ser enviado ao Espaço Sergipe por e-mail ou WhatsApp: (11) 94045-8238 / espacosergipe@gmail.com

Matrícula

A matrícula será efetuada somente após o preenchimento do formulário de inscrição e do envio do comprovante de pagamento ao Espaço Sergipe. O valor do curso deverá ser pago via Pix a vista ou parcelado e o comprovante deve ser enviado por meio do WhatsApp ou do e-mail: (11)940458238 – espacosergip@gmail.com

Certificado

Todos os alunos com frequência acima de 75% (setenta e cinco) poderão receber um Certificado de Conclusão de Curso, se solicitado.

Desistência

Havendo a comunicação por escrito da desistência por parte do inscrito em até 5 dias úteis antes do início do curso, o Espaço fará a devolução da quantia paga. Após esse período, em caso de cancelamento, nenhum valor será restituído. O não comparecimento do participante às aulas não dá direito à devolução do pagamento.

Captação de imagem

O Espaço Sergipe poderá utilizar os direitos de imagem e som do participante, incluindo foto, vídeo e voz, para fins de divulgação em suas mídias, site e canais de comunicação, estando o Espaço livre de quaisquer ônus. Caso o participante não queira autorizar tais direitos, ele deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

Observação

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições necessário para a realização do curso, o Espaço se reserva o direito de cancelá-lo e se compromete a avisar os alunos. Ocorrendo essa situação, será feito o reembolso integral do valor investido.

As instalações do Espaço Sergipe não possuem as condições necessárias para a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Contato Espaço Sergipe:
(11) 94045-8238
espacosergipe@gmail.com

Endereço: R. Caiubí, 1563 – Perdizes
São Paulo – SP, 05010-000

Share This