Peça Teatral “Acusação a Uma Atriz”
Livremente inspirado no “caso Aimée” de Jacques Lacan
Realização: Mini Cia de Teatro
Direção: Mariza Junqueira
Atrizes: Clara de Cápua e Heidi Monezzi
Abertura de processo
Dirigido por Mariza Junqueira e encenado pelas atrizes Clara de Cápua e Heidi Monezzi, o espetáculo foi inspirado no caso da paciente do psicanalista Jacques Lacan, Ameiée, que foi presa e internada após tentar esfaquear uma importante atriz da época, por crer que ela a perseguia e participava de um complô para assassinar seu filho.
Tendo como ponto de partida este material, “Acusação a Uma Atriz” foi o quinto espetáculo da MiniCia Teatro, formada em 2004. A peça foi construída a partir do jogo de duas atrizes, que, por meio de sucessivas trocas de papéis, desenvolvem uma dinâmica de ataque e perseguição, em que as fronteiras entre paranoia e representação são cenicamente exploradas para dar vida à realidade da protagonista.
Em uma noite parisiense da década de 1920, Aimée se desvia de seu caminho, compra um facão e vai ao teatro com o propósito de assassinar uma importante atriz da época. A intenção do espetáculo é apresentar uma reflexão acerca do deslocamento de papéis sociais assumidos, transitando entre os ideais que são impostos, os que violentamente recusamos e aqueles que secretamente desejamos.
1° Apresentação: 6 de Julho de 2013, às 11h
2° Apresentação: 17 de Agosto de 2013, às 16h
Imagem: momagraf/monicamartins